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Estratégias de preços: como escalar as vendas online sem diminuir os lucros

Estratégias de preços: como escalar as vendas online sem diminuir os lucros

O preço de um produto ou serviço é o principal fator que influencia na decisão de compra do cliente. No comércio eletrônico isso não é diferente, já que mais de 70% dos consumidores consideram o preço como o mais determinante nas compras online.

Com a grande competitividade no digital, seus potenciais clientes têm mais opções do que nunca, ganhando quem oferece o preço mais atrativo e, principalmente, mais baixo. Utilizar uma estratégia de preços certa pode ajudar a maximizar os resultados e aumentar os lucros do seu negócio. No entanto, é fundamental aplicar a precificação correta dos produtos, pois ao contrário pode correr o risco de perder dinheiro ou até mesmo quebrar a sua operação.

A seguir, vamos compartilhar algumas dicas e as estratégias de preços mais eficazes para você escalar as vendas online sem diminuir os lucros. Acompanhe!

A importância de ter uma estratégia de preços bem definida

A estratégia de preços certa nas vendas online é diferente para cada negócio digital. À medida que uma empresa cresce, ela pode precisar ajustar a sua estratégia. Por exemplo, uma estratégia simples de precificação de custo acrescido concentra-se em gerar lucro a partir de uma porcentagem fixa sobre cada venda. Isso funciona para os estágios iniciais de um negócio online, mas pode não ser sustentável a longo prazo.

A partir do momento em que a sua empresa vai escalando, os custos podem crescer exponencialmente, e os custos reais por pedido ou de aquisição também podem aumentar. Assim, você precisa de uma estratégia de preços mais adequada que ajude a dimensionar seu negócio.

Existem muitos tipos diferentes de estratégias de preços usadas por negócios digitais que não prejudicam os lucros a longo prazo. Mesmo que a sua loja online seja atualmente lucrativa, pode haver oportunidades para melhorar ainda mais os lucros se você continuar avaliando e aprimorando sua estratégia de preços.

Crie uma estratégia de preços adequada para seu negócio online e seus clientes

Muitas vezes uma estratégia de preços é baseada no público-alvo, ou seja, no que seus potenciais clientes estão dispostos a pagar e onde atualmente compram produtos semelhantes. O modelo de precificação certo se resume a quanto os consumidores realmente pagariam pelo seu produto com base em vários fatores, como reputação da marca, demanda e concorrência.

Entender quem é o seu cliente, quais são seus comportamentos, dados demográficos, renda disponível e hábitos de consumo pode ajudar a criar uma estratégia de preços adequada ao seu negócio. Por exemplo, alguns clientes estão mais preocupados com os custos, enquanto outros estão dispostos a um preço premium para determinados produtos. Certifique-se de fazer uma boa pesquisa e não implementar uma estratégia de preços com base apenas em suposições. Para realmente se diferenciar entre milhares de negócios digitais, sua empresa precisa se destacar e ter a estratégia de preços mais certeira possível!

Estratégias de preços para maximizar suas vendas online

Escolher a melhor estratégia de preços para o seu negócio online exigirá tentativa e erro, bem como a reavaliação ao longo do tempo. Embora uma estratégia simples de preço de custo acrescido possa ajudar no crescimento inicial, ela pode prejudicar seus resultados a longo prazo, à medida que os custos começam a subir.

A escolha da estratégia de precificação correta depende de vários fatores, desde quanto custa produzir seu produto até a demanda do cliente. Aqui estão algumas estratégias de preços altamente eficazes que podem maximizar suas vendas online!

Preço de custo acrescido

A estratégia de preço de custo acrescido, também conhecida como preço de marcação, gera lucros adicionando uma margem percentual fixa ao custo de um produto. É uma das estratégias de preços mais simples e utilizadas no comércio eletrônico, principalmente em lojas online novas e/ou menores.

Digamos que você tenha um negócio online que venda cosméticos. Para usar o preço de custo acrescido, primeiro você deve reunir os custos das matérias-primas, da mão de obra, dos serviços contratados e outras despesas. Assim, o valor final do produto precisa ser a soma de todos os custos envolvidos acrescido do quanto você deseja lucrar. Muitas empresas do comércio eletrônico chegam a atingir uma margem de lucro entre 50% e 100%, cabendo a você avaliar esse tipo de estratégia nos produtos que vende online.

Preço baseado na concorrência

A precificação baseada na concorrência acontece a partir da oferta de preços melhores do que seus concorrentes. Isso significa comparar seus preços com o preço de produtos semelhantes oferecidos por outras lojas online e fazer ajustes de preços.

Essa estratégia pode ajudar a vencer a concorrência atraindo seus clientes com preços mais baratos. Se você deseja atrair consumidores preocupados com os custos, esta é uma boa opção para o seu negócio online, já que estarão mais dispostos a desistir da fidelidade à marca para economizar dinheiro. Você também pode considerar quanto sua loja e seus concorrentes cobram pelo frete, pois oferecer entregas grátis pode ser outro diferencial de custo em relação a marcas semelhantes.

Preço baseado em valor

A precificação baseada em valor é uma estratégia que se concentra em descobrir o valor máximo que um cliente está disposto a pagar pelo seu produto. Esse tipo de consumidor está mais preocupado na questão da qualidade do que em qualquer outro fator. Clientes como esse precisam saber que o produto que você está vendendo é da melhor qualidade, de origem justa, ecologicamente correto e/ou difícil de encontrar.

A precificação de valor também ajuda a entender o valor real dos seus produtos. Se você achar que os clientes estão dispostos a pagar mais do que cobra atualmente, é possível lançar uma nova linha de produtos a um custo mais alto, por exemplo.

Preço reduzido

Preço reduzido é uma estratégia em que o preço inicial de um produto diminui ao longo do tempo, sendo muito aplicada em lojas online que vendem produtos que se tornam obsoletos ou quando modelos mais novos vão chegando ao mercado. Outro exemplo são os produtos sazonais, como decoração de festas ou equipamentos esportivos de inverno/verão, que geralmente estão à venda ou em liquidação na baixa temporada. Avalie o quanto isso pode ser vantajoso para os produtos que vende online, reduzindo os preços para atrair mais consumidores.

Preço premium

O preço de um produto transmite seu valor. A precificação premium é uma estratégia usada para precificar itens valiosos de luxo ou de alto custo. Assim, o objetivo é comunicar que seus produtos ou marca são renomados e/ou significam status, atraindo a atenção por quem realmente tem interesse.

O preço premium pode ser uma estratégia lucrativa porque você está segmentando apenas pessoas que podem comprar seus produtos, além de custos de publicidade mais baixos por não estar segmentando um público geral.

Preço âncora

O preço âncora é uma estratégia que oferece aos clientes um preço de referência (a âncora) ao pesquisar produtos. Por exemplo, ao realizar uma oferta de desconto para um produto, sua loja online pode exibir o preço original ao lado do preço com desconto. Por exemplo, um e-commerce pode apresentar um produto como “De: R$ 100 Por: R$ 75” para mostrar ao cliente quanto dinheiro ele está economizando, mesmo que o produto seja vendido regularmente por R$ 75 na loja. 

Essa estratégia pode ser bastante eficaz, já que desperta o senso de urgência e os clientes sentirão a necessidade de fazer a compra imediatamente para não perder a oportunidade.

Há muitos fatores a serem considerados ao desenvolver uma estratégia de preços eficaz para as vendas online. A concorrência, as expectativas dos clientes em constante mudança, os custos envolvidos no produto e tantos outros fatores desempenham um papel importante na precificação. Avalie, faça testes e não deixe de aplicar aquela mais adequada ao seu negócio digital, pois certamente você atingirá bons resultados nas suas vendas sem diminuir os lucros.

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