Se você tem um e-commerce, certamente já passou ou está passando pelo problema de potenciais clientes visitando sua loja online, adicionando um ou mais produtos no carrinho de compras e, depois disso, simplesmente desistindo da compra, sem finalizar a transação. O abandono de carrinho é um dos problemas mais comuns em sites de comércio eletrônico, segundo os dados mais recentes da SaleCycle, cerca de 70% das pessoas que adicionam itens ao seu carrinho vão embora antes de concluírem a compra. Isso quer dizer que mais da metade das possíveis vendas online são perdidas, com uma probabilidade muito maior de potenciais clientes abandonarem seu site mesmo após mostrarem interesse por determinado item e adicioná-lo ao checkout.
Mas por que isso é tão comum nas vendas de e-commerce? Saber os motivos que levam a essa alta taxa de abandono de carrinho é um dos primeiros passos para compreender a experiência do consumidor online e descobrir o caminho que a sua loja pode estar falhando ou esquecendo de fazer para melhorar a conversão.
Para ajudar você neste processo, nós da Appmax listamos os principais motivos que levam os clientes a desistirem da compra a partir do que já vivenciamos junto com os nossos parceiros e os ajudamos a reverter esse problema, maximizando em até 110% das suas vendas online! Acompanhe a seguir e saiba por que seus potenciais clientes podem estar deixando de comprar no seu e-commerce.
Dúvidas sobre o produto
Um dos principais motivos que podem levar os clientes a desistirem da compra é com relação a dúvidas sobre o produto. Isso porque em muitos sites de e-commerce é frequente não vermos informações detalhadas nem garantias sobre a eficácia, a qualidade ou até mesmo se o item realmente será enviado ao consumidor. Deixar claro ao máximo para o cliente que tanto o produto quanto a loja são confiáveis é imprescindível para evitar um maior número de carrinhos abandonados.
Site com pouca confiabilidade
O abandono de carrinho também é comum quando um site de e-commerce apresenta pouca confiabilidade, isto é, quem visita a loja não se sente confortável o suficiente para fornecer seus dados e realizar uma transação com cartão, por exemplo. A confiança é de extrema importância no comércio eletrônico, dependendo de inúmeros fatores para que as pessoas confiem realmente em determinado site, tais como informações detalhadas da loja, canais de contato, políticas transparentes, desempenho do site, depoimentos de clientes, certificados e selos de segurança, entre outros.
Problemas de navegação no site
Um site com problemas de navegação pode interferir na jornada de compra dos clientes, os motivando a abandonarem o carrinho seja por frustração ou até mesmo desconfiança. A experiência do usuário precisa ser positiva dentro do e-commerce, evitando ao máximo possíveis erros e instabilidades, principalmente durante a finalização da compra. Uma loja com desempenho ruim, mesmo que ainda funcione, pode ser o suficiente para fazer com que o cliente deixe seu e-commerce e busque outros sites com uma experiência de compra sem complicações.
Checkout complexo e demorado
Assim como os problemas de navegação, um e-commerce pode apresentar uma maior taxa de abandono de carrinho caso na hora de fazer o checkout o cliente precise passar também por inúmeras etapas, tornando o processo muito cansativo. As compras online devem ser simples e rápidas, cada atividade que exige um esforço extra pode desencorajar os potenciais clientes de finalizar a transação e fazerem com que desistam da compra.
Alto custo do frete
O preço do seu produto pode até ser atrativo para o consumidor, mas na hora em que ele adiciona ao carrinho de compras e descobre que o valor do frete será muito alto para o seu endereço, acaba não finalizando a transação. Além do frete, custos extras como impostos e taxas também interferem diretamente na decisão de compra do cliente, principalmente se forem somente atualizados na hora do checkout. Por isso, fique atento a essas taxas e pense de que forma você poderia melhorá-las em benefício tanto do seu consumidor quanto do seu negócio online.
Preço muito elevado
O preço ofertado pelo seu produto também pode ser um dos motivos de abandono de carrinho se caso estiver muito elevado em comparação aos seus concorrentes. Quem compra pela internet está acostumado a pesquisar produtos, comparar preços e avaliar qual mercadoria de determinado e-commerce traz mais benefícios para o bolso. Você pode até tentar prender a atenção oferecendo frete grátis ou uma entrega mais rápida do que a concorrência, mas se ainda assim o valor continuar sendo muito elevado as chances de desistência da compra continuarão altas.
Fornecimento de muitas informações
Pedir para que os seus clientes forneçam muitas informações ou até mesmo exigir a criação de uma conta para fazer uma compra pode ser outro motivo de desistência. Muitos consumidores não se sentem confortáveis em disponibilizar seus dados pessoais ou perder muito tempo preenchendo longos formulários ou realizando cadastros para fazer uma única compra. Tornar o processo de checkout o mais ágil e simples possível dentro do seu e-commerce é o caminho para facilitar a etapa de conversão e diminuir a taxa de abandono de carrinho.
Poucas opções de pagamento
Dependendo das opções de pagamento que o seu e-commerce oferece, o cliente pode considerar se os métodos estão entre as suas preferências ou se é melhor desistir da compra. Disponibilizar um processamento de pagamentos com opções completas ou, no mínimo, com o que o seu maior número de clientes utiliza é fundamental para ganhar pontos e diminuir as taxas de abandono de carrinho.
Falta de cupons de desconto
Não oferecer cupons de desconto para os potenciais clientes é também um dos motivos que os levam a desistirem da compra. Os consumidores muitas vezes são bombardeados com ofertas e promoções de diversos sites de e-commerce e, se ao chegarem até o carrinho de compras e não encontrarem nenhum cupom da sua loja, podem optar por comprar da concorrência que oferece.
Prazos de entrega demorados
Os compradores esperam que seus produtos sejam entregues dentro de um prazo razoável, se eles tiverem que esperar por muito tempo ao comprar no seu e-commerce, você precisa levar em consideração que as chances de abandono de carrinho serão muito mais altas. Pense em soluções de entrega mais convenientes para seu consumidor, mas que realmente cumpram com o prometido.
Fatores externos
É claro que não podemos deixar de considerar alguns fatores externos que podem levar a desistência da compra, como em casos em que a internet do cliente caiu, o telefone tocou e ele simplesmente esqueceu de retornar ao e-commerce ou teve alguma distração durante o processo e acabou fechando o checkout. Fatores assim são comuns de acontecer e estão fora do nosso controle, cabendo a você usar de estratégias de recuperação de abandono para que o consumidor volte posteriormente ao seu site e assim finalize a compra no carrinho.
Esses são os motivos mais comuns de abandono de carrinho que a Appmax listou para você! Tudo a partir da nossa experiência em maximização de vendas online e do que vivenciamos diariamente com nossos parceiros de e-commerce. E você pode buscar serviços que ajudam a recuperar abandonos, como a nossa solução AppMarketing! Nós somos a única solução de pagamentos focada em aumentar a conversão do seu site e evitar perder qualquer venda, seja ligando para todos os potenciais clientes que passam pelo seu checkout e, por algum motivo, não finalizam a compra, ou oferecendo funcionalidades dentro da nossa plataforma para estratégias de SMS marketing e muito mais!
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