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Como reverter a alta taxa de abandono de carrinho do seu e-commerce

Como reverter a alta taxa de abandono de carrinho do seu e-commerce

O abandono de carrinho é uma prática comum no e-commerce, devendo ser acompanhado de perto se é um problema recorrente na sua loja, que afeta diretamente no número das vendas online. Já falamos por aqui no nosso blog alguns dos principais motivos que levam os clientes a desistirem da compra, seja por que ficou com dúvidas sobre o produto, não se sentiu seguro dentro do site, considerou o preço alto em comparação à concorrência ou o frete caro demais, achou o checkout muito complexo e tantos outros.

Compreender quais fatores podem estar interferindo no seu negócio online, bem como ter uma visão mais estratégica do e-commerce, é fundamental para encontrar soluções que ajudem a fazer com que os potenciais clientes que chegam ao estágio decisivo da venda finalizem, de fato, a compra do produto ou retornem o mais breve possível ao site após deixarem o checkout.

Pensando nisso, nós da Appmax reunimos algumas estratégias valiosas para você saber como reverter a alta taxa de abandono de carrinho do seu e-commerce e colocá-las em prática. Quer saber quais são elas? Então continue acompanhando este post e garanta melhores resultados de vendas!

Faça campanhas de remarketing

Se você investe em anúncios online para divulgar os produtos do seu e-commerce, talvez uma excelente estratégia seja começar a fazer campanhas de remarketing para reverter a taxa de abandono de carrinho. O remarketing funciona por meio de cookies, ou seja, de dados do site armazenados no navegador do usuário para rastrear quais páginas ele visitou.

Com campanhas de remarketing, se um potencial cliente visitou a sua loja, adicionou um produto no carrinho e saiu sem converter, você pode fazer anúncios direcionados a esse visitante contendo o item que ele se interessou ou até mesmo outros produtos semelhantes para que lembre da sua loja e retorne para finalizar a compra.

Depois que o consumidor abandona o carrinho e você tem campanhas de remarketing ativas em plataformas como Facebook Ads, Google Ads ou Criteo, seus anúncios começarão a aparecer para ele frequentemente quando for acessar as redes sociais ou visitar algum site específico. Dessa forma, quando o potencial cliente estiver pronto para fazer a compra, certamente lembrará do seu e-commerce ou clicará no seu anúncio.

Anuncie no Google Search e Google Shopping

Além de ser importante investir em anúncios de remarketing, as campanhas no Google são estratégias certeiras para quem quer impedir carrinhos abandonados e ter uma maior taxa de conversão no e-commerce.

Muitos consumidores antes de concluírem uma compra, fazem buscas na internet pesquisando o nome ou modelo do produto desejado para ver se encontram o mesmo item por um preço mais atrativo. É nesse momento que a sua loja pode se destacar ou não da concorrência, pois se você não tem campanhas de pesquisa ou shopping no Google Ads, outros sites de e-commerce certamente terão, e as chances de perder a venda mesmo depois do cliente ter adicionado o produto no carrinho serão grandes, já que ele pode ter encontrado seu produto por um melhor preço ou até mesmo em promoção a partir de um anúncio.

Exiba depoimentos e avaliações de clientes

Uma estratégia simples e que ainda poucos sites de e-commerce investem (principalmente lojas de pequeno e médio porte) é a exibição de depoimentos e avaliações de quem já comprou os seus produtos. Às vezes, o potencial cliente pode até estar bastante interessado em comprar a mercadoria do seu site, mas ao percorrer a página e não encontrar nenhum comentário ou avaliação sobre o item, ele não se sente seguro o suficiente para efetuar a compra.

Utilizar essa estratégia pode fazer toda a diferença nas suas vendas e ajudar a reverter os abandonos de carrinho que acontecem no seu e-commerce.

Ofereça frete grátis

A taxa de entrega está entre os principais motivos de abandono de carrinho. Isso porque muitas vezes o valor do frete acaba se tornando muito caro ou até mesmo mais alto do que o próprio preço do produto no momento em que o potencial cliente insere o endereço de destino no checkout.

Dependendo do nicho do seu negócio, considere oferecer frete grátis se o cliente comprar um valor mínimo ou uma determinada quantidade de itens por pedido, por exemplo. Não é à toa que grandes players do e-commerce como a Amazon Prime são líderes do mercado, principalmente por oferecerem como diferencial uma entrega gratuita e rápida para os seus consumidores.

Utilize cupons de desconto

De acordo com uma pesquisa feita pela Statista, 8% dos potenciais clientes abandonam o carrinho de compras por não encontrarem nenhum código ou cupom de desconto. Depois que o visitante sai do site, sabemos que a probabilidade de recuperá-lo é muito menor do que enquanto ele estiver na página, e é aí que você precisa entrar em ação quando o cliente estiver no checkout e demonstrar a intenção de fechar a aba do seu e-commerce!

Mostre cupons de desconto em pop-ups, banners ou barras laterais para despertar a atenção do consumidor e evitar que ele desista do seu produto. Se ainda assim ele resolveu não finalizar a compra, tente incentivar a venda oferecendo cupons em outros canais, como por anúncios ou SMS.

Na plataforma Appmax, é possível criar cupons de desconto personalizados para seus clientes.

Invista em SMS Marketing

Outra estratégia para ajudar a reverter a taxa de abandono de carrinho do seu e-commerce é investindo em envios de SMS Marketing. Com essa ferramenta, é possível interagir com o potencial cliente por meio de mensagens no celular e atraí-lo novamente para o seu site enviando lembretes, descontos e promoções. Quem utiliza a Appmax, por exemplo, conta com o serviço de automação e envio de SMS, onde nossos parceiros podem criar funis personalizados dentro da plataforma e disparar mensagens para quem abandonou o carrinho ou até mesmo ainda não pagou o boleto.

Ligue para seus clientes

Se você quer se destacar em uma estratégia que ainda poucos sites de e-commerce investem, mas que é bastante eficaz para quem deseja reverter as altas taxas de abandono de carrinho, não deixe de ter um televendas integrado ao seu checkout.

Com essa solução, o potencial cliente que abandonou a loja sem finalizar a compra é telefonado em poucos minutos para que se entenda o motivo da sua desistência e tente ser revertida com a venda do produto, como no caso da Appmax, que oferece esse serviço ligando para todos os clientes que abandonam o checkout e recuperando até um terço deles.

Conte com um processamento de pagamentos completo

Por fim, mas não menos importante, contar com um processamento de pagamentos completo é uma das estratégias mais importantes para maximizar as conversões e evitar perder qualquer venda por abandono de carrinho. Com um checkout otimizado, ágil e que ofereça diversas opções de pagamento, é possível aumentar as chances de venda no seu e-commerce ao garantir uma melhor experiência para quem está na etapa decisiva de compra.

E se o seu e-commerce ainda não conta com um processador que ofereça uma solução completa de pagamentos, saiba que a Appmax é a plataforma ideal para fazer o seu negócio online crescer! Seja recuperando abandonos, aumentando seu ticket médio, oportunizando vendas e tantas outras soluções, é possível até dobrar o faturamento da sua loja!

Ficou interessado em se tornar nosso parceiro? Então entre em contato conosco e comece a processar seu pagamento com a Appmax.

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