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Como melhorar a taxa de conversão de boletos das suas vendas online

Como melhorar a taxa de conversão de boletos das suas vendas online

O e-commerce brasileiro apresentou um crescimento acelerado nos últimos anos. Desde 2020, principalmente em razão da pandemia, o consumo online aumentou, novos negócios digitais surgiram e quem já estava empreendendo neste mercado teve uma grande oportunidade para aumentar o seu faturamento e ganhar novos clientes. 

No entanto, com os consumidores cada vez mais exigentes, uma das principais dificuldades que o empreendedor digital ainda enfrenta é com relação à máxima conversão de boletos. Entre as opções de pagamento disponíveis no mercado, como cartão de crédito, débito, gateways, intermediadores e agora Pix, o boleto bancário também tem um papel significativo nas vendas online, representando aproximadamente 25% das transações, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).

Qual é a importância do boleto bancário nas vendas online?

No Brasil, o boleto bancário só fica atrás do cartão de crédito. A sua popularidade acontece principalmente por dois motivos: é uma opção para quem não tem cartão de crédito e uma alternativa para aqueles consumidores mais conservadores que preferem evitar os riscos de uma possível fraude.

Apesar de estar nas preferências dos consumidores, as baixas taxas de conversão de boletos são uma preocupação muito grande. É comum o cliente não efetuar o pagamento do documento, fazendo com que o negócio perca uma grande fatia do faturamento.

A vantagem para lojas virtuais que aceitam essa forma de pagamento é o prazo de recebimento, porque o valor chega na conta do lojista após o processamento do pagamento.

Por que os clientes emitem, mas não pagam os boletos?

Entender a causa do problema é um passo essencial para quem quer melhorar os seus resultados. Mas antes de conferir dicas para aumentar a sua taxa de conversão, veja quais são os principais motivos que levam os clientes a não efetuarem o pagamento do boleto.

  • Não recebeu o boleto;
  • Esqueceu de fazer o pagamento dentro do prazo;
  • Dificuldade para emitir o documento;
  • Teve alguma desconfiança em relação à loja;
  • Ficou com dúvidas sobre o produto;
  • Mudou de ideia sobre a compra.

Como todo problema tem solução e ninguém quer perder dinheiro, listamos algumas ideias para você colocar em prática e aumentar agora seu faturamento.

Envie lembretes por e-mail e SMS

Você pode facilitar a vida do cliente ao enviar um comunicado com o lembrete para pagamento. Crie um cronograma de mensagens automatizadas para tentar aumentar o engajamento. 

Por exemplo, no dia do vencimento do boleto, caso o pagamento ainda não tenha sido identificado, envie um novo e-mail ou mensagem de texto notificando a data do vencimento ou, em caso de atraso, pergunte se o cliente gostaria de um boleto com uma nova data para pagamento.

Reenvie boletos vencidos

Não perca as esperanças caso o pagamento não tenha acontecido dentro do prazo indicado. Na correria do dia a dia as pessoas deixam para depois e acabam esquecendo. Você pode dar um empurrãozinho e emitir um documento com uma nova data. Sabemos que muitas vezes as compras na internet são realizadas por impulso, o que justifica o esquecimento do consumidor.

Desde 2018 é possível fazer o pagamento de boletos vencidos em qualquer agência bancária ou pela internet. Essa foi uma mudança positiva tanto para os negócios quanto para o seu cliente, mas, apesar de ser uma opção menos burocrática, os consumidores não se lembram dessa possibilidade. Nesses casos, os juros e as taxas são calculados automaticamente no momento da transação.

Aplique sua marca nos boletos

Muitas vezes uma venda é perdida simplesmente porque o consumidor não se sentiu seguro o suficiente para comprar na sua loja. Uma dica simples como a aplicação da marca no boleto traz mais credibilidade ao negócio, podendo fazer toda a diferença na taxa de conversão. Em caso de alguma desconfiança sobre a autenticidade da loja, é possível que esse cliente desista de comprar o produto. Atente-se a esse tipo de detalhe na hora em que seus boletos são gerados.

Faça campanhas de remarketing

Quando falamos em boletos, lidamos com a indecisão do consumidor. Diferentemente do cartão de crédito que o pagamento acontece no mesmo instante, o prazo até o vencimento pode ser decisivo.

Para gerar o boleto é preciso preencher dados básicos como telefone ou e-mail, sendo essas as informações necessárias para criar uma campanha de remarketing direcionada para esse público. O que para os consumidores seria uma simples coincidência, na verdade, o remarketing é uma estratégia muito bem pensada para fazer com que esse cliente não perca o desejo pela compra, aumentando as chances de fazer com que ele retorne à sua loja e efetue o pagamento.

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