Para ter uma venda bem-sucedida em um e-commerce, é preciso que todas as etapas aconteçam corretamente para garantir a satisfação do cliente e nenhum prejuízo para a loja. São diversos pontos que merecem atenção quando falamos em fluxo de compra, mas neste artigo queremos mostrar para você a importância de ter um antifraude robusto para evitar perda de dinheiro e garantir a segurança do seu site.
É através do sistema antifraude que seu e-commerce recebe a proteção necessária para que não sejam aprovadas compras com cartões roubados ou clonados, o que impacta diretamente faturamento do negócio.
As fraudes na internet não são novidades e os golpistas estão sempre inovando. Essas técnicas infelizmente evoluem rapidamente, por isso é essencial ter uma tecnologia dedicada para verificar cada nova transação que passa pelo checkout da loja. Isso não elimina totalmente os riscos, mas é uma segurança a mais em um mundo com tantos crimes virtuais. A prática é tão forte no Brasil que o país é o terceiro em ataques cibernéticos, de acordo com o relatório global divulgado pela Symantec.
Análise automática x análise manual
Esse processo pode acontecer de duas formas: por meio de uma análise automática, na qual a tecnologia fará a verificação do pedido por meio de dados do comprador, envolvendo diversos sistemas e regras de avaliação da compra. A outra maneira seria através de uma análise manual, quando um agente especializado entra em jogo para fazer essa investigação.
Em ambas as modalidades, caso as informações estejam em desacordo, provavelmente a transação será negada, mas uma análise manual diminui o número de falsos-positivos, quando pedidos legítimos são negados por suspeita de fraude. Isso resulta em uma taxa de aprovação muito maior.
Para garantir vendas de forma segura, a análise manual entra como uma segunda etapa quando houver qualquer probabilidade de fraude. Esse é um passo importante que evita bloqueios de boas compras, recusando apenas pagamentos de alto risco. Cada pedido é observado de perto para identificar se realmente a compra faz parte de um golpe ou é apenas uma situação incomum em que a compra do cliente não deveria ser negada.
Conforme mostramos para você, quanto mais robusto for o sistema de antifraude, menor serão as possibilidades de perdas. Mas, apesar disso, a maioria dos e-commerces trabalha somente com um reconhecimento automático. Você diminui os riscos, mas ainda pode sofrer com um número significativo de pagamentos recusados.
Aqui vai um exemplo prático para você entender melhor: digamos que uma jovem use o cartão do pai para comprar um novo aparelho de smartphone. Ao preencher o cadastro com os seus dados e registar o cartão de uma outra pessoa, o sistema provavelmente interpretará que essa é uma transação fraudulenta. Se você tiver contratado uma análise manual, então uma equipe de especialistas entra em jogo para confirmar se a inconsistência encontrada pela tecnologia é real. Neste caso, a partir deste levantamento é possível verificar se o comprador e o proprietário do cartão têm algum vínculo.
Não tenha prejuízos desnecessários
Mas o que acontece se uma compra indevida for aprovada? É neste momento que entra em cena o chargeback, quando é solicitado o cancelamento de uma venda já faturada com cartão de débito ou crédito. É uma garantia a mais para os consumidores que se sentem seguros durante uma compra online, pois é crescente o número de casos de clonagem de cartões, compras realizadas sem o consentimento do proprietário do cartão, entre outras modalidades.
Os custos podem ser altíssimos em caso de processos de estorno e logística reversa, por exemplo. Em geral são grandes as chances dessas contestações serem aprovadas, por isso o ideal é evitar que as vendas sejam realmente aprovadas por meio de um sistema completo e seguro, como em uma análise híbrida.
Isso é o que fazemos aqui na Appmax. Sempre que necessário realizamos a revisão em duas etapas para garantir que o nosso parceiro não perca clientes. A análise manual é feita pela nossa equipe interna, por meio de profissionais dedicados que verificam se realmente as informações estão corretas. Os nossos índices mostram que menos de 2% dos pedidos que entram na nossa plataforma realmente são fraudes. Com esse dado você já pode ter noção do impacto negativo que esse problema impacta no faturamento de uma loja online, não é mesmo?
É muito importante que o lojista tenha um parceiro de confiança, assim ele pode dedicar seus esforços para questões mais estratégicas. É uma tranquilidade a mais e um problema a menos para se preocupar entre tantas atividades que um negócio exige. O objetivo é garantir um maior número de vendas reais e evitar ao máximo cancelamentos de compras, reduzindo os riscos e aumentando a receita.
Como ter um site seguro sem abrir mão de uma boa aprovação
Ao contratar os serviços da nossa plataforma, você se beneficia de uma análise híbrida e não perde vendas legítimas devido ao sistema de antifraude automático. Com a nossa solução AppPag, entregamos a melhor taxa de aprovação do mercado, com um antifraude a favor do seu negócio e uma equipe especializada para revisar detalhadamente cada um dos seus pedidos recusados pelo algoritmo.