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Como dobrar o faturamento do seu e-commerce resolvendo estes 3 problemas

Como dobrar o faturamento do seu e-commerce resolvendo estes 3 problemas

Você sabe que atrair clientes para uma loja online não é uma tarefa fácil. As plataformas de marketing online estão cada vez mais competitivas e os custos para anunciar aumentam ano após ano. Além disso, não é raro encontrar empreendedores frustrados com o desempenho dos seus anúncios online.

Você pode achar que o problema está nas suas campanhas ou até mesmo no tipo de produto, mas a verdade é que a própria configuração da sua loja online pode ser a justificativa para o desempenho abaixo da média.

Foi a partir dessa necessidade que nasceu a Appmax, uma plataforma focada em desenvolver soluções ágeis e eficazes, com estratégias personalizadas que resultam no aumento do faturamento dos e-commerces parceiros.

Nós sabemos o que seu negócio precisa ter para vender mais. Por isso, fizemos esse artigo especial com as queixas mais ouvidas pela nossa equipe e alternativas para você colocar em prática agora mesmo. Confira!

1. Baixa taxa de aprovação

Para você entender melhor sobre a baixa taxa de aprovação, coloque-se no lugar do cliente. Imagine que o consumidor passou horas e horas pesquisando um produto online à procura da melhor oferta. Finalmente ele decide efetivar a compra, mas tem seu pedido recusado. Provavelmente, além de abandonar a compra, é grande a probabilidade desse consumidor não visitar novamente a loja para outras compras.

Uma vez que esse é o método preferido dos brasileiros para realizar uma compra na internet, ter uma baixa taxa de aprovação em compras com cartão de crédito é certamente um dos maiores problemas de um negócio online. As principais plataformas recusam em média de 20 a 40% de pagamentos por suspeita de fraude. Muitas vezes, essas recusas são, na verdade, compras legítimas que poderiam gerar lucro para o negócio, porém são reprovadas pois as compras passam apenas por uma análise antifraude automatizada, feita por um robô.

Os algoritmos utilizados para este tipo de análise nem sempre estão certos. Além disso, as plataformas de pagamento estão preocupadas em minimizar o risco de fraude (e não a sua aprovação), fazendo com que o negócio sofra prejuízos. Isso significa que grande parte do seu esforço para captar clientes pode estar indo por água abaixo.

É por isso que a Appmax utiliza um sistema antifraude de análise híbrida, avaliando cada caso manualmente para evitar que compras legítimas sejam perdidas. Um ser humano é capaz de interpretar fatores que escapam ao algoritmo e, em caso de dúvida, um agente especializado entra em contato por telefone com o comprador para confirmar seus dados pessoais, mas, claro, sem prejudicar a segurança da sua loja.

2. Alta taxa de carrinhos abandonados

Você investe tempo, esforço e dinheiro para que seu lead chegue até o seu negócio, o cliente gosta do seu site, adiciona produtos ao carrinho, mas sem nenhum motivo aparente o checkout é abandonado. Os motivos de abandono são os mais variados, como dúvidas com relação ao produto, valor ou desconto pouco atrativo, frete alto ou até mesmo distração por parte do visitante. Com isso, o seu investimento não gerou uma venda e, consequentemente, a sua taxa de conversão diminui.

O segredo para reverter esta alta taxa de carrinhos abandonados é ir atrás do seu cliente o mais rápido possível. Mesmo com o aparecimento de novos meios de comunicação, e-mail, mensagens de texto e aplicativos de mensagens instantâneas, o canal com a maior taxa de conversão ainda é a venda por telefone, ficando atrás somente da venda presencial. Apesar de mais custosa, esta é a forma mais certeira de recuperar os clientes que deixaram o seu e-commerce sem finalizar a compra e também de aumentar o ticket médio daqueles que já compraram.

É por isso que a Appmax conta com um sistema de recuperação e aumento de vendas com equipe própria de vendedores, que funciona 7 dias por semana, das 8 às 21 horas. Uma equipe especializada entra em contato com os consumidores minutos após eles terem abandonado o carrinho, visando concretizar a venda e maximizar o faturamento do seu negócio.

3. Ausência de Upsell

Segundo um estudo da Bain & Company, consultoria de gestão global, conquistar um novo cliente custa sete vezes mais caro do que realizar uma nova venda para um cliente já existente. Da mesma forma, não oferecer uma oportunidade após a primeira compra para que seu cliente aumente o valor do pedido, adquirindo mais produtos, é um dos maiores erros que um e-commerce pode cometer.

A grande maioria dos clientes se mostra disposta a comprar mais, caso tenha uma boa experiência com a loja e seja ofertado algum tipo de vantagem, como um desconto na compra da segunda unidade, frete grátis no pedido ou recebimento de brindes. Para isso é importante que o contato seja feito de forma rápida e de preferência ligando diretamente para o cliente para um atendimento mais próximo e humanizado.

A ligação telefônica é de longe a forma mais eficiente para abordar o consumidor e aumentar as conversões. Oferecer um upsell pelo site após a conclusão da compra, com uma indicação de produto complementar no checkout ou uma oferta adicional por SMS, por exemplo, pode ser pouco eficaz, principalmente nos casos em que o consumidor esteja comprando pela primeira vez no seu e-commerce. Assim, se por um lado o cliente está animado com a nova aquisição, por outro pode estar desconfiado e prefira esperar a entrega do primeiro produto para continuar comprando de você, sendo o contato via telefone a forma mais estratégica de se fazer upsell e encantar o cliente.

É por isso que com a nossa solução AppMarketing nossos especialistas ligam para o consumidor poucos minutos após a conclusão da compra, ofertando mais unidades do mesmo produto ou produtos relacionados com o objetivo de elevar o valor final do pedido e proporcionar uma melhor experiência de compra. Esses esforços fazem com que nossos parceiros percebam em média um aumento de 66% no seu ticket médio.

Durante a ligação, ainda é possível conferir o endereço de entrega a fim de evitar problemas no envio e garantir uma maior economia de tempo e dinheiro, uma vez que 3 a 5% dos consumidores informam seus dados de endereço de forma incorreta ou incompleta.

Veja abaixo um exemplo de upsell realizado pelo time da AppMarketing, que praticamente dobrou o valor do pedido.

Seu e-commerce está otimizado?

Atuando em cima desses três problemas, é bem possível dobrar o faturamento do seu e-commerce. Com uma loja otimizada, você consegue extrair o máximo de valor dos seus visitantes, ajudando a melhorar o desempenho das suas campanhas de marketing online.

Em um ambiente competitivo como o mercado digital, isso pode ser a chave para o seu negócio escalar as campanhas de aquisição de clientes, reduzindo o seu CAC (custo de aquisição de clientes) e aumentando o faturamento que irá lançar sua empresa a um outro patamar.

Agora que você já sabe o que é preciso fazer para alavancar as suas vendas online, entre em contato agora com a nossa equipe e saiba mais sobre a Appmax!

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