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Maximiza 2022: tendências e insights do mercado de negócios digitais

Maximiza 2022

No canal do Youtube da Appmax, aconteceu a MAXIMIZA 2022, primeira livecast destinada a empreendedores digitais que desejam maximizar suas vendas online. A transmissão ao vivo contou com a mediação da nossa Cofundadora e VP de Novos Negócios, Betina Wecker, e a participação de dois grandes convidados, especialistas em negócios digitais: Luiz Natal, Gerente de Desenvolvimento de Plataforma da Nuvemshop, e Cadu Ads, CEO da Amaral Mídia e Fundador da marca Caduads.

A primeira edição da MAXIMIZA 2022 tinha como foco compartilhar as principais tendências, inovações e novidades do mercado de negócios digitais para 2022. O bate-papo trouxe um panorama sobre a área e as oportunidades para quem empreende online, bem como projeções para o novo ano.

Se você perdeu a livecast, nós resumimos os principais assuntos e pontos discutidos por aqui. Ao final deste conteúdo, você também pode acessar a transmissão gravada e assistir ao vídeo completo!

O e-commerce vai continuar crescendo?

O primeiro ponto que Betina Wecker levanta com os convidados é sobre como os dois estão vendo o crescimento do e-commerce e o quanto está sendo favorável para o empreendedor digital. Luiz Natal começa dizendo que vê o mercado com bastante otimismo, e que apesar do contexto da pandemia, esse momento serviu para mudar principalmente o comportamento do consumidor que ainda não tinha o hábito de comprar online.

Segundo ele, as pessoas foram obrigadas a consumir na internet, e por um bom período a única alternativa de comprar alguns produtos era somente por meio do consumo online. Isso fez com que os consumidores acabassem encontrando nos e-commerces essa chance de comprar, assim como para muitos negócios que tiveram suas portas fechadas da noite para o dia e precisaram começar a vender online.

Luiz Natal ainda reforça que o comércio eletrônico foi potencializado com a pandemia, além de haver um amadurecimento do mercado com um número de transações seis vezes maior. “Com novos negócios abertos durante esse período, tivemos também lojistas mais maduros, que possuíam o mindset de venda, de investimento e de se estruturar minimamente para ter sucesso. Por mais que agora seja percebida uma desaceleração, depois de um ritmo frenético de crescimento nos últimos dois anos, a tendência é que o mercado digital continue crescendo. O consumo online representa hoje apenas 10% do varejo, é muito pouco ainda e tem muito para crescer e se desenvolver”, afirma.

O empreendedor digital está mais maduro

Cadu Ads continua o bate-papo dizendo que com a pandemia, a necessidade e a dificuldade fizeram com que todos os negócios contassem com alguma solução criativa e que quem não vendia online, se viu obrigado a vender. Para ele, o mercado digital como um todo está ficando cada vez mais amadurecido e estruturado, evoluindo ano após ano com novas soluções surgindo.

Betina complementa falando que um mercado que tem se mostrado mais maduro, procura ferramentas mais robustas e os empreendedores agora não se conformam em ter um serviço de baixa entrega. Cadu traz o exemplo de que anteriormente o lojista conquistava um grande volume de tráfego com uma conversão muito baixa e um custo também baixo, o que então era compensador na época. Hoje, com o custo do tráfego mais alto em razão da grande concorrência em anúncios, a conversão seguiu não aumentando, fazendo então com que muitos empreendedores buscassem soluções eficientes, novas ferramentas e serviços especializados para ajudar a maximizar os resultados.

O mercado de infoprodutos

Outra questão levantada por Betina na livecast foi sobre como os convidados enxergam hoje o mercado de infoprodutos. Cadu acredita que hoje esse mercado está bem estabelecido e que cresceu muito em razão da pandemia. “As pessoas consumiram mais esse tipo de produto digital e abriu-se a oportunidade para quem deseja empreender neste mercado”, aponta.

Luiz Natal também fala sobre um levantamento realizado sobre o otimismo do empreendedor com relação ao futuro do e-commerce. Segundo o resultado da pesquisa, muitos dos respondentes afirmaram que não estavam otimistas porque não se sentiam preparados.

Para Luiz, essa pesquisa mostra o quanto o papel do infoproduto é fundamental nesse caso, para garantir o sucesso do empreendedor digital e que não é à toa que esse mercado vem aumentando hoje. Segundo ele, os grandes players continuarão crescendo e os lojistas menores também precisam estar preparados. Muitos já entenderam isso, investindo na sua educação, entendendo o mercado e consumindo cada vez mais infoprodutos para somente depois de se sentirem confiantes e seguros, darem um passo mais sólido nos negócios.

O comportamento do consumidor mudou?

Betina Wecker continua a conversa perguntando aos convidados quais mudanças de comportamento eles acreditam que os consumidores apresentaram nos últimos anos. Cadu Ads diz que mudou, principalmente, o nível de consciência das pessoas. Para ele, tivemos um maior número de novos consumidores desde o início da pandemia, mas também já havia muitas pessoas que tinham o hábito de comprar online e continuaram comprando. Com o consumo cada vez mais online, os clientes estão muito mais exigentes e conectados com as empresas a partir de agora, além de se importarem em saber sobre o que estão consumindo.

Segundo Cadu, agora mais do que nunca é fundamental manter o relacionamento com o cliente e entregar valor a ele. Betina e Luis reforçam que o consumidor atual quer ter a melhor experiência de compra possível, mas que antes de comprar ele avalia bem a marca, sua reputação e valida a confiança. É preciso que o lojista olhe para estornos e chargebacks, tenha um canal de suporte eficiente, ofereça um atendimento rápido, possua políticas de troca e devolução claras e tantas outras ações simples que fazem toda a diferença junto ao consumidor.

A evolução dos meios de pagamento online

Betina debate com os dois convidados sobre a evolução e as novas possibilidades dos pagamentos online. Segundo uma pesquisa apresentada por ela, 67% dos consumidores online ainda preferem comprar pelo cartão de crédito, mas que há muitos outros meios de pagamento entrando no mercado e que as pessoas também utilizam.

Luiz e Cadu falam que não há dúvidas de que depois do cartão de crédito, o Pix será um dos principais meios de pagamento e uma grande oportunidade para o empreendedor digital aumentar sua taxa de conversão. Isso porque, segundo Luiz, o Pix vem sendo uma alternativa que substitui muito bem o boleto. “As transações via Pix são normalmente de valores menores e ao utilizar esse método de pagamento na loja online, o consumidor já tem o feedback e a aprovação do pedido na hora, ao contrário do boleto que leva mais tempo. Para o lojista, o Pix também passa a ser muito mais vantajoso que o boleto, pois não trava o estoque e dá uma visão instantânea da aprovação do pagamento, conseguindo girar a mercadoria de uma maneira mais efetiva”, finaliza.

Tendências e inovações para 2022

Durante o bate-papo, Betina, Luiz e Cadu também vão apontando algumas outras tendências e inovações que já se mostram fortes para 2022. Entre as principais, os participantes falam sobre a possibilidade de entregas cada vez mais ágeis, com novas opções de envio e meios logísticos para que lojistas menores possam – e devem – competir de igual para igual com os grandes players do mercado.

O marketing de influência é outra tendência forte para os próximos anos, mas principalmente com promotores reais da marca, como os próprios clientes ou representantes da empresa. O 5G no Brasil também vai trazer um grande impacto no e-commerce e mudar a experiência de compra online, com muito mais imersão, realidade aumentada, varejo multicanal e aumento de live commerce.

Para assistir à transmissão completa da livecast MAXIMIZA 2022, confira o vídeo abaixo!

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