Com o avanço do número de usuários de internet e o consumo cada vez mais online no Brasil, o mercado de infoprodutos é um dos que mais crescem nos últimos anos. Além disso, se até 2019 quase 5 milhões de brasileiros trabalhavam remotamente de casa, com mais pessoas em home office desde 2020 em razão da pandemia, a procura por treinamentos e capacitações online cresceu consideravelmente.
Estamos diante de um novo cenário digital em que a crescente demanda por infoprodutos está se tornando uma excelente oportunidade para empreendedores investirem nesse modelo de negócio. Já sabemos do grande potencial que o mercado online oferece, e a venda de produtos digitais como videoaulas, e-books, cursos e consultorias online é mais uma tendência que está ganhando força e trazendo lucros para quem quer empreender nesse segmento.
A ascensão dos infoprodutos
A transformação digital acelerou o crescimento de novos negócios online e um dos mercados de maior destaque nos últimos anos é o de infoprodutos. Tendência mundial, que representa uma grande parcela das vendas globais no e-commerce, agora, no Brasil, a alta procura pelo ensino online vem fortalecendo esse mercado e trazendo novos infoprodutores que chegam a faturar milhões a cada lançamento de um curso.
De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, apenas no primeiro semestre de 2020 o consumo de cursos online cresceu mais de 200% se comparado ao mesmo período do ano anterior. A pesquisa mostra que muitos empreendedores precisaram se reinventar para superar a crise, sendo a venda de produtos digitais um negócio lucrativo com grandes chances de sucesso.
E isso é apenas o começo, pois segundo uma projeção feita pela Forrester, até 2030 é possível que todas as empresas do mundo também façam parte desse mercado, comercializando ao menos um produto digital. O cenário é favorável e quem estiver investindo desde agora neste modelo tem uma boa oportunidade de se destacar da concorrência, dependendo do conteúdo e da propriedade que o infoprodutor tem sobre ele.
Um mercado altamente rentável e vantajoso
Existem muitas razões para um empreendedor investir na venda de produtos digitais e começar a faturar nesse modelo de negócio. Ao contrário de produtos físicos, os infoprodutos não exigem estoque, logística e muito menos a preocupação se a mercadoria vendida foi entregue ao cliente. Sua venda é imediata, ou seja, assim que o consumidor efetuar a compra, receberá em poucos minutos o acesso ao curso ou material produzido, eliminando custos de envio e problemas como atrasos na entrega.
Os produtos digitais são muito lucrativos, pois além de não precisar pagar serviços de terceiros que normalmente ocorre em e-commerces tradicionais, sua oferta é ilimitada. Assim, é possível vender um curso online, por exemplo, para qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo que tenha o interesse em consumir o produto, sem afetar a capacidade de distribuição e escala.
Produtos digitais de sucesso
Com as possibilidades da tecnologia, os infoprodutos são relativamente fáceis e baratos de produzir, muitas vezes não exigindo mais do que um investimento de tempo. No entanto, o empreendedor precisa entregar conteúdo de qualidade e que atenda a necessidade do seu público, seja ajudando na solução de problemas ou no aperfeiçoamento das habilidades.
Termos como Marketing Digital e Cursos Online lideram o ranking das pesquisas, sendo dois dos nichos mais buscados pelos consumidores no Google. Independentemente da área e do tipo de conteúdo a ser produzido, qualquer pessoa que tenha uma gama de conhecimentos ou habilidades sobre um assunto específico pode se tornar um infoprodutor e ter potencial para escalar nesse segmento.
Os infoprodutos oferecem um cenário favorável para empreendedores digitais, bastando refletir a autoridade sobre o assunto e transformá-lo no melhor formato. Com as estratégias e ferramentas certas ao lado, é possível ter um negócio bem sucedido e maximizar as vendas online em um mercado repleto de oportunidades.