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Como melhorar o fluxo de caixa do seu e-commerce

Como melhorar o fluxo de caixa do seu e-commerce

Garantir uma boa lucratividade é sempre um dos principais objetivos de qualquer e-commerce, mas há também outro fator muito importante que deve ser levado em conta e determinará se o seu negócio online está, de fato, prosperando, que é o fluxo de caixa.

Como o próprio nome já diz, o fluxo de caixa nada mais é do que a movimentação financeira da sua empresa. É nele que você mantém um controle detalhado sobre todas as entradas e saídas de dinheiro que acontecem em um determinado prazo, além de ajudar a projetar seu saldo disponível e tomar as melhores decisões para o crescimento do negócio.

Apesar do fluxo de caixa ser uma ferramenta valiosa para todo tipo de e-commerce, nem sempre o lojista saberá administrá-la da melhor forma, apresentando dificuldades em controlar suas contas e manter o equilíbrio financeiro da empresa. O comércio eletrônico é um negócio dinâmico, no qual o dinheiro é movimentado rapidamente e as métricas mudam com frequência, por isso é fundamental que o fluxo de caixa seja bem planejado e executado para evitar impactos negativos que possam até mesmo prejudicar o andamento do negócio.

A seguir, nós da Appmax compartilhamos algumas estratégias para ajudar você a melhorar o fluxo de caixa do seu e-commerce e manter o controle sobre as suas finanças. Confira!

Conte com a possibilidade de recebimento em D+1

Normalmente quando o e-commerce conta com um processador de pagamentos tradicional e as compras dos produtos são feitas com cartão de crédito, o lojista só recebe o valor das vendas após passados trinta dias da realização da compra. Esse dinheiro “retido” por todo esse tempo pode fazer muita falta no fluxo de caixa, mas se disponibilizado logo depois da venda poderia ser um grande alívio nas finanças do negócio, você não acha?

Por isso, uma forma de melhorar a gestão do fluxo de caixa do seu e-commerce é receber o dinheiro das vendas o mais rápido possível, contando com uma solução de pagamentos que ofereça antecipação em D+1. Dessa forma, depois que seu cliente realiza uma compra na sua loja, independente do número de parcelas feitas no cartão, você recebe o valor da venda no dia seguinte sem precisar esperar mais pelo prazo padrão para receber o dinheiro.

Aumente o prazo de pagamento dos gastos com publicidade

Os gastos com publicidade online são uma das maiores despesas de um e-commerce. Por isso, uma alternativa para melhorar o seu fluxo de caixa é utilizar formas de pagamento na opção pós-paga. Em plataformas de publicidade como Facebook Ads e Google Ads, é possível configurar o pagamento para cartão de crédito e somente pagar o que você gastou após atingir seu limite de cobrança ou quando fechar a data da fatura mensal, podendo ter um maior controle sobre quando pagar pelos seus anúncios.

Além disso, dependendo do quanto você investe mensalmente em anúncios, existem opções pós-pagas em que os gastos que você realizou em um determinado período do mês podem ser pagos com vencimento em 30 dias. Isso pode ser um grande alívio se o investimento que você faz em anúncios online corresponde a uma boa parte das despesas do seu fluxo de caixa.

Vale consultar a plataforma de publicidade que utiliza para saber se você é elegível para trabalhar com uma linha de crédito, devendo estar atento a todas as exigências e documentações necessárias que comprovem a saúde financeira da sua empresa.

No Google e no Facebook, por exemplo, é preciso que você gaste no mínimo US$ 5.000,00 por mês e US$ 10.000,00 por mês nos últimos três meses, respectivamente, além de seguir determinadas regras para solicitar essa configuração de pagamento com prazo de vencimento maior.

Mantenha uma baixa taxa de estornos e chargebacks

Outra forma que pode ajudar a melhorar o fluxo de caixa do seu e-commerce é apresentando um menor número possível de estornos e chargebacks nas vendas feitas. Isto é, quando um cliente realiza uma compra no seu e-commerce, pode acontecer que haja um pedido de cancelamento, seja por motivos como insatisfação do consumidor com relação ao produto, mercadoria com defeito, entrega demorada ou até mesmo porque a transação foi sinalizada como fraudulenta e a cobrança no cartão foi recusada. Imagine você ter uma alta taxa de cancelamentos desse tipo nas vendas da sua loja e o impacto que poderia causar no seu fluxo de caixa?

Além disso, se você for contar com antecipação de pagamentos em D+1, é imprescindível que você evite ao máximo estornos e chargebacks, já que pode ser arriscado para seu negócio adiantar o recebimento do valor das vendas e ter a surpresa de precisar reembolsar o dinheiro dos pedidos cancelados depois.

Negocie prazos com o seu fornecedor

Alguns fornecedores, especialmente aqueles com quem você tem um bom relacionamento, podem oferecer maior flexibilidade tanto em prazos quanto em pagamentos e ajudar a melhorar o fluxo de caixa do seu e-commerce. Veja a possibilidade de negociar prazos, como pagando uma parte em até trinta dias em vez de pagar tudo à vista. Assim, você mantém esse dinheiro por mais tempo e tem a vantagem de utilizá-lo para outras despesas.

Você pode também verificar se consegue algum desconto se realizar o pagamento antecipadamente ou até mesmo trabalhar com seu fornecedor em formato de consignação, para que ele vá disponibilizando seus produtos conforme os clientes finais vão comprando no seu e-commerce. Tudo isso pode ajudar no seu fluxo de caixa, basta verificar as possibilidades e negociar a melhor para seu negócio.

Aumente seu ticket médio

Mais uma excelente alternativa de melhorar o fluxo de caixa do seu e-commerce é incentivando os clientes a comprarem mais por meio de estratégias de upsell. O upsell, como já falamos aqui no nosso blog, é uma técnica de vendas bastante comum no comércio eletrônico que tem como principal objetivo aumentar o valor médio dos pedidos, oferecendo a venda de produtos adicionais para que você consiga gerar ainda mais receita para seu negócio.

Dessa forma, quando um consumidor realiza a compra de um determinado produto na sua loja, ele é atraído por alguma oferta especial para que inclua mais itens ao carrinho ou recebe uma ligação do seu televendas que o incentiva a compra de um ou mais produtos relacionados, por exemplo.

Ao invés de incorrer em mais gastos com publicidade online, você utiliza o upsell como uma estratégia para expandir seu ticket médio. É uma maneira de reduzir gastos com anúncios, melhorar a margem do seu negócio e liberar mais fluxo de caixa para ser investido em outras iniciativas. Existem inúmeras táticas que você pode incluir no seu e-commerce com vendas adicionais, avalie as oportunidades e garanta um melhor faturamento do seu negócio!

Agora que você já sabe da importância do fluxo de caixa e de como você pode melhorá-lo para garantir o sucesso nas finanças da sua empresa, não deixe de colocar em prática as dicas que compartilhamos aqui! Além disso, se você busca uma solução completa para suas vendas online, que ajuda a otimizar os pagamentos do seu e-commerce, a Appmax é a opção ideal para você.

Conte com recebimentos antecipados, antifraude com análise híbrida, sistema de recuperação e aumento de vendas e muitas outras soluções para melhorar o fluxo de caixa do seu e-commerce e alcançar excelentes resultados. Conheça todas as nossas vantagens e seja você também nosso parceiro Appmax. Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais!

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