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Como melhorar a experiência do usuário na home do seu e-commerce

Como melhorar a experiência do usuário na home do seu e-commerce

Como dono de um e-commerce, você precisa ter certeza de que o seu site oferece uma boa experiência para quem o acessa. Você sabia que mais de 60% dos consumidores online simplesmente deixam um site nos primeiros cinco segundos na página inicial?

Ter páginas de produtos, categorias e checkout bem otimizadas são essenciais para aumentar as conversões do seu e-commerce, mas uma das páginas que trazem também grandes impactos nas suas vendas é a página inicial. Ela é a vitrine do seu negócio, geralmente sendo uma das páginas mais visualizadas e de maior taxa de rejeição, e por isso precisa ser bem projetada para tornar a experiência do visitante mais positiva e, consequentemente, transformá-lo em cliente.

Neste conteúdo, vamos te ajudar a como fazer melhorias e otimizações na home do seu e-commerce, com as melhores práticas para que você possa implementar no seu negócio e maximizar seus resultados. Acompanhe!

Por que a página inicial do seu e-commerce é tão importante?

Muitos e-commerces concentram seus esforços otimizando páginas de produtos, categorias e checkout, mas esquecem de fazer melhorias na home do site. Para muitos usuários, a página inicial é o primeiro lugar a ser acessado. De acordo com um levantamento feito pela SEMrush, a principal fonte de tráfego dos principais e-commerces é direta, com a grande maioria dos visitantes digitando a home do site na barra de endereço, representando mais de 50% do tráfego no comércio eletrônico.

Os usuários que acessam a página inicial de forma direta, geralmente são aqueles clientes fiéis que já estão familiarizados com a sua marca e que fazem visitas repetidas para compras regulares. Isso significa que assim como todas as outras páginas do seu e-commerce, é muito importante que a página inicial também esteja bem projetada para melhorar a experiência desses clientes e conquistar mais vendas.

Além disso, a página inicial pode ser a primeira impressão que a sua marca causa aos novos visitantes. Quando as pessoas encontram o seu site por meio de pesquisas orgânicas, redes sociais ou anúncios, por exemplo, elas avaliam rapidamente – até 10 segundos para sermos mais exatos – e nesse curto espaço de tempo decidem se permanecerão ou deixarão a página. Por isso, é essencial que você tenha uma home de qualidade para causar uma boa primeira impressão e não afastar seus potenciais clientes.

As melhores práticas para uma home page que converte

Sabendo a importância de se ter uma boa página inicial, vamos agora às melhores práticas para que sua loja online ofereça uma experiência positiva aos seus visitantes. Confira as nossas 5 dicas de melhorias e otimizações que podem fazer toda a diferença na sua taxa de conversão.

1. Projete seu e-commerce para dispositivos móveis

Com mais de 234 milhões de usuários móveis no Brasil, representando 56% dos acessos a sites a partir de dispositivos móveis, tornou-se cada vez mais indispensável que os e-commerces sejam projetados para uma versão mobile ou responsiva. Os usuários móveis não estão apenas pesquisando online, mas também realizando várias transações e compras em seus celulares. A tendência é que esse comportamento de consumo mobile siga em alta no comércio eletrônico, liderando a preferência dos brasileiros ao buscarem um produto para compra online. Preparar e, principalmente, priorizar seu e-commerce para o mobile é fundamental para que quem o visita tenha uma melhor experiência, independentemente de qual dispositivo esteja utilizando.

Página inicial da Adidas projetada para versões desktop e mobile.

2. Otimize a velocidade de carregamento da página inicial

A velocidade de carregamento da página refere-se à rapidez com que o conteúdo carrega quando um usuário visita uma página específica do seu e-commerce. É um dos principais fatores que determinam quanto tempo um visitante permanece na sua loja, elevando a taxa de rejeição quanto mais lento for o seu carregamento.

De acordo com uma pesquisa feito pelo Google, conforme o tempo de carregamento de um site aumenta de 1 até 6 segundos, a probabilidade do visitante abandonar a página cresce 106%. Uma página inicial com velocidade lenta é um obstáculo para muitos visitantes do site, afetando a experiência do usuário e impactando negativamente nas vendas da sua loja.

Fonte: Think with Google

Para acelerar a home do seu e-commerce, aqui estão algumas dicas simples que você pode implementar imediatamente e ter melhores resultados:

  • Comprima suas imagens: arquivos de imagens muito grandes desaceleram significativamente a velocidade da sua home. Utilize imagens de boa qualidade, mas que não sejam tão pesadas ao ponto de demorarem para carregar, valendo tanto para fotos dos produtos quanto para banners, imagens de cabeçalho, plano de fundo, ícones ou outros arquivos de imagens que estarão nesta página.
  • Minimize seu HTML: outro elemento da sua página inicial que pode interferir na velocidade de carregamento é o HTML. Otimize esse código eliminando caracteres desnecessários e deixando o mais limpo possível.
  • Habilite o cache do navegador: quando você ativa o cache, todos os recursos e elementos carregados em seu site são “memorizados” no dispositivo de quem o acessou. Isso permite que sua página inicial carregue mais rápido em um segundo acesso, já que elementos como logotipo da loja, banners e fotos dos produtos não precisarão ser carregados todas as vezes.

3. Simplifique a navegação da home

Uma página inicial com design complexo dificulta a navegabilidade dos visitantes em seu e-commerce. Cliques desnecessários e muitas etapas para encontrar o conteúdo trazem um impacto negativo na experiência do usuário. Se quem está acessando a página não encontra o que procura imediatamente, as chances de desistir do site e ir até um concorrente serão maiores.

Assim, ao projetar a home da sua loja online, você deve levar em consideração as expectativas dos seus visitantes e o que eles consideram mais útil para uma navegação rápida e eficiente. Os elementos de design precisam ser lógicos e intuitivos, desde a colocação da caixa de pesquisa até a localização do menu e das barras de ferramentas. A estrutura da página deve dar aos usuários a capacidade de navegar na página sem esforço, contribuindo para que tenham uma ótima experiência e permaneçam engajados enquanto navegam no seu e-commerce.

Uma barra de pesquisa e menus estrategicamente posicionados podem melhorar a experiência do usuário quando os clientes têm a opção de pesquisar e navegar no site com mais facilidade.

Para obter melhores resultados, uma dica é conduzir um teste de usabilidade para descobrir possíveis problemas e pontos de melhoria. Existem também ferramentas de visitor recordings que podem ajudar a analisar o comportamento dos visitantes que acessam a página e, a partir disso, avaliar o que pode estar prejudicando o seu desempenho.

4. Destaque seus produtos mais populares

Destacar os produtos mais populares na página inicial é uma excelente estratégia para atrair a atenção dos seus visitantes e apresentar logo de início o que a sua loja tem de melhor para oferecer. As pessoas tendem a se sentir atraídas por produtos populares porque são percebidos como itens de grandes benefícios e qualidade por sua alta procura no site.

Ao utilizar esse tipo de recomendação, você também oferece uma melhor experiência para clientes recorrentes. Isso porque ao retornarem ao seu site, será muito mais fácil para eles localizarem e comprarem suas escolhas populares diretamente na home, incentivando um checkout muito mais ágil.

O site da Casper destaca os produtos mais populares na página inicial.

5. Exiba informações importantes primeiro

Existem certas informações que os consumidores querem saber imediatamente ao acessar uma loja online e que podem influenciar diretamente na decisão de compra caso a sua página inicial não apresente. Por exemplo, 67% dos consumidores afirmam que têm o costume de verificar a política de devolução antes de fazer uma compra. Exibir suas políticas de envio e devolução no topo da home e de forma bastante visível pode ser uma estratégia simples, mas que pode ajudar a melhorar as suas conversões.

Outras informações como frete grátis, descontos para primeira compra ou dados de contato são também importantes de serem apresentadas na página inicial.

Informações de envio e devolução apresentadas na página inicial da ASOS.

Quando os potenciais clientes acessam a home do seu e-commerce, eles esperam encontrar informações relevantes sobre o produto que desejam comprar, navegando de forma rápida e descomplicada. Seu trabalho é atender e superar as expectativas dos consumidores, proporcionando uma experiência positiva em cada etapa da jornada de compra.

Seguir essas nossas dicas pode tornar mais fácil para os seus visitantes interagir e se envolver com a sua loja, aumentando as chances de concluírem a compra. Lembre-se: quando seus clientes têm uma experiência de compra agradável, eles tendem a retornar e comprar do seu site novamente, sendo a página inicial um dos lugares que você precisa estar sempre otimizando e fazendo melhorias para maximizar ainda mais seus resultados.

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