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Os 5 motivos da reprovação de pagamentos nas vendas online

Os 5 motivos da reprovação de pagamentos nas vendas online

A taxa de aprovação é uma das métricas mais importantes nas vendas online. Em resumo, ela representa o percentual de compras bem-sucedidas que passaram pelo processo de pagamento, sem nenhuma falha ou impedimento que as reprovasse.

Não há nada mais frustrante para o empreendedor digital conquistar um cliente e no momento em que ele for inserir seus dados de pagamento no checkout, a compra for recusada. Quando isso acontece, os consumidores têm uma segunda chance para repensar sua decisão de compra, sendo uma probabilidade bem alta de acabarem desistindo e diminuindo as conversões da loja online.

Sabemos que o ideal é manter uma taxa de aprovação mais próxima dos 100%, mas são muitos os negócios digitais que não conseguem chegar nem perto disso. Ter um grande número de pagamentos reprovados, principalmente quando se trata de uma venda legítima, não só prejudica a reputação do negócio, como também impacta na sua escalabilidade e saúde financeira.

Existem inúmeros motivos para um pagamento ser reprovado e alguns deles podem ser facilmente resolvidos com uma simples solução e um processador comprometido em maximizar as conversões. A seguir, veja os 5 principais motivos da reprovação de pagamentos nas vendas online e entenda como ter uma melhor taxa de aprovação com as nossas dicas!

Comportamento de compra incomum

O Brasil é um dos países que mais sofre com fraudes no comércio eletrônico. Só no primeiro trimestre de 2022, foram quase 785 mil tentativas de fraudes, representando um aumento de aproximadamente 23% em relação ao mesmo período do ano passado.

Com esse elevado índice de golpes nas compras online, comportamentos fora do padrão habitual podem ser indicados como suspeita de fraude e automaticamente reprovar o pagamento mesmo sendo uma compra legítima. Isso pode acontecer por inúmeras razões, como quando o consumidor faz uma compra que tem um valor muito acima do que normalmente gasta em seu cartão ou quando ele realiza muitas compras em sequência.

Sistemas de antifraude automáticos tendem a bloquear esse tipo de transação e considerá-la fraudulenta, sendo um dos motivos mais comuns da reprovação de pagamentos nas vendas online e que podem trazer prejuízos ao negócio caso muitas compras verídicas sejam recusadas.

Dados divergentes no checkout

Um simples erro do consumidor ao fornecer seus dados no checkout pode ser um motivo da reprovação de pagamento. Durante o processo de checkout, o cliente precisa preencher no formulário dados para identificar a veracidade da transação, como nome, CPF, endereço, número do cartão, data de vencimento e código de segurança.

Caso quem esteja preenchendo digite errado apenas um número ou letra, já é um motivo suficiente para o sistema antifraude não conseguir cruzar os dados do comprador e consequentemente cancelar a transação.

Cartão expirado ou bloqueado

Outro motivo muito comum dos pagamentos reprovados é quando o cliente fornece no checkout dados de um cartão que tem a data de vencimento ultrapassada ou até mesmo bloqueado pela instituição financeira. Nesse caso, uma simples troca de cartão ou forma de pagamento resolveria o problema, sem fazer você perder mais uma venda por esse tipo de situação.

Falha no processamento do pagamento

Pagamentos reprovados podem acontecer até mesmo devido a falhas do processador que você utiliza. O processo de pagamento online é bastante complexo e inúmeros erros podem ocorrer durante a comunicação com a adquirente, seja porque ficou fora do ar, o tempo de resposta foi demorado ou houve algum problema interno, necessitando recusar a transação naquele momento. Imagine o quanto pode ser negativo ter as suas vendas canceladas por conta de um processador de pagamentos que deixa você e seus clientes na mão?

Falta de limite no cartão

Muitas vezes os consumidores não estão atentos ao limite do cartão e a compra é recusada quando o valor disponível é ultrapassado. Em casos de compras parceladas, é comum o cliente achar que o valor mensal a ser pago é o saldo suficiente para atender o limite do seu cartão, mas sabemos que é o valor total da compra que conta no limite, independentemente se for parcelada ou não. Assim como cartões vencidos ou bloqueados, a falta de limite é um problema que pode ser facilmente resolvido a partir das dicas que vamos mostrar a seguir.

Como melhorar a taxa de aprovação dos seus pagamentos?

Ter uma alta taxa de aprovação é essencial para garantir a máxima conversão e escalar o seu negócio digital. De nada adianta você investir em estratégias para captar potenciais clientes em sua loja online, se quando eles chegam até o processo de pagamento a compra é recusada.

O processador de pagamentos que você utiliza interfere diretamente na taxa de aprovação das suas vendas. Escolha aquele que possua um sistema de antifraude completo, com análise automática e manual. Assim, todas as transações identificadas como suspeitas passam por uma segunda revisão, de forma mais detalhada, a fim de garantir a segurança e evitar que uma compra legítima seja reprovada.

Ter um sistema inteligente de retentativas também é fundamental para evitar possíveis falhas no processamento do pagamento. Ao contar com diferentes adquirentes você conquista um maior número de transações autorizadas, processamento e reprocessando seus pagamentos em segundos, sem depender de uma única adquirente e acabar reprovando por algum impedimento ou erro de comunicação.

Sabemos o quanto as reprovações podem impactar financeiramente seu negócio digital, entender os motivos e escolher quem está realmente comprometido em maximizar sua taxa de aprovação é essencial para você não perder mais vendas por erros ou restrições que poderiam ser facilmente resolvidos.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais detalhes sobre os motivos da reprovação de pagamentos e como conquistar uma melhor taxa de aprovação com as nossas dicas para maximizar!

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