Você sabia que as recomendações de produtos podem aumentar em mais de 10% as vendas online? Oferecer uma experiência de compra personalizada, sugerindo produtos aos potenciais clientes que visitam o seu site é uma ótima estratégia para maximizar as conversões.
A Amazon, uma das maiores empresas de comércio eletrônico, tem utilizado amplamente essa estratégia, revelando que cerca de 35% das suas vendas vêm de recomendações de produtos com base em dados do consumidor, como comportamento de navegação, histórico de compras, visualizações de itens e listas de desejo. Além disso, 56% dos consumidores online afirmam que há uma maior probabilidade de retornarem a um site que conta com essa funcionalidade.
É por isso que recomendar produtos passa a ser uma estratégia valiosa para melhorar a experiência de compra dos seus clientes e conquistar um maior faturamento no seu negócio. Descubra agora as melhores práticas de recomendações de produtos para maximizar as vendas online neste conteúdo que a Appmax preparou para você!
Vantagens de recomendar produtos na sua loja online
As recomendações de produtos podem ser comparadas à sua interação com os vendedores de uma loja física. Quando você pede um item específico que deseja comprar, eles sabem informar prontamente se o produto está disponível e também conhecem outros produtos relacionados, recomendando os melhores para você.
Comprar na Amazon também é outro exemplo prático. Ao acessar o site para comprar um produto ou fazer pesquisas, a Amazon mostra aos seus usuários produtos em categorias semelhantes às que eles já compraram ou visualizaram, personalizando toda a experiência de quem visita.
Foi assim que empresas pioneiras como a Amazon criaram uma enorme lacuna entre seus concorrentes, testando por anos suas técnicas de machine learning para fazer suas recomendações mais precisas e envolventes, sendo hoje grande parte da sua receita.
Utilizar essa estratégia em sua loja online é uma ótima maneira de melhorar a experiência de compra dos seus clientes, além de inúmeras vantagens que vamos listar aqui:
- Aumento da receita: um estudo da Barilliance mostra que as recomendações de produtos somam mais de 30% da receita do comércio eletrônico, sendo que 12% do total de compras são a partir dessa estratégia.
- Abandono de carrinho reduzido: visitantes que interagem com recomendações de produtos em uma loja têm até 4,35% menos probabilidade de abandonar o carrinho de compras.
- Tempo médio na loja online: os visitantes que interagem com uma recomendação de produto gastam em média 12,9 minutos em uma loja online, sendo apenas 2,9 minutos o tempo médio para aqueles que não interagem.
- Maior taxa de retenção: 56% dos consumidores online são mais propensos a retornarem em um site que recomenda produtos.
- Aumento do ticket médio nos pedidos: compras que tiveram interações com produtos recomendados apresentam um ticket médio 10% maior.
Estratégias de recomendações de produtos para suas vendas online
Cada potencial cliente que visita seu site tem uma necessidade diferente, dependendo de quão longe ele foi no funil de vendas. Identificar essas necessidades e oferecer as recomendações mais adequadas é o caminho para impulsionar as conversões da sua loja.
Existem hoje diversas estratégias a serem aplicadas dentro de um site para recomendar itens de forma mais assertiva, veremos algumas das mais utilizadas pelas maiores empresas de e-commerce.
- Recomendação automática: essa estratégia é totalmente personalizável e recomenda produtos com base nos dados do usuário, como perfil, navegação, produtos acessados, entre outros.
- Mais populares: recomenda produtos de acordo com as interações mais positivas feitas em toda a loja, como itens de maior visualização, compra, salvamento e adição ao carrinho.
- Mais populares na categoria: recomenda os produtos mais populares dentro da categoria em que o usuário está visualizando no momento.
- Comprados juntos: recomendação de produtos relevantes que geralmente são comprados juntamente com o item no qual o usuário está visualizando no momento.
- Produtos semelhantes: estratégia que recomenda os produtos que apresentam mais semelhanças com os que estão sendo visualizados ou pesquisados.
- Comprados recentemente: recomenda produtos comprados recentemente na categoria em que o usuário está interagindo.
- Última compra: mostra uma lista de produtos com as últimas compras de um usuário.
- Comprado com adquiridos recentemente: recomenda um produto que as pessoas normalmente compram com o que o usuário adquiriu recentemente.
- Visualizados recentemente: apresenta uma lista de produtos que o usuário visualizou recentemente no site.
- Visualizados com itens visualizados recentemente: apresenta uma lista de produtos que outros usuários semelhantes geralmente visualizam com os itens que o usuário visualizou recentemente.
- Estratégia híbrida: combina qualquer uma das estratégias acima para trazer resultados únicos.
5 melhores lugares para implementar recomendações de produtos
Para uma recomendação de produto altamente eficaz, é preciso estar no lugar certo e no momento certo para garantir os melhores resultados possíveis. Vamos examinar os melhores lugares para você implementar suas estratégias com exemplos relevantes para inspirá-lo e maximizar suas vendas.
1. Página inicial
A não ser que você esteja direcionando tráfego para uma página específica da sua loja online, a página inicial geralmente será o primeiro lugar onde seus visitantes vão acessar. Criar uma recomendação personalizada para potenciais clientes que estão visitando o seu site pela primeira vez pode ser difícil, mas uma maneira de contornar isso é utilizar a estratégia de produtos mais populares ou qualquer outra variação, como no exemplo abaixo que recomenda mobílias que estão em alta no momento, em uma categoria intitulada “now trending”.
Para visitantes recorrentes que acessam a página inicial, você pode criar uma recomendação mais personalizada, como “Visualizados recentemente” ou “Comprados recentemente”.
2. Páginas de detalhes do produto
As páginas de detalhes do produto são onde os visitantes obtêm informações sobre os itens que estão pesquisando ou desejando comprar. As melhores estratégias de recomendação a serem exibidas nessas páginas são “Produtos semelhantes” ou “Comprados juntos”. Ainda, uma pesquisa mostra que “Produtos semelhantes” têm um desempenho melhor do que “Comprados juntos”. O ideal é que você utilize esses dois tipos de recomendações de produtos em suas páginas de detalhes, mas caso não seja possível, opte pela estratégia de itens semelhantes.
3. Página de checkout
Recomendações como “Comprados juntos” ou qualquer uma de suas variações funcionam melhor quando os visitantes adicionam um produto ao carrinho de compras. Utilizar essa estratégia na página de checkout traz um impacto positivo no ticket médio do pedido, sendo uma excelente oportunidade para fazer upsell e maximizar suas vendas online.
O site da Atkin & Thyme, por exemplo, incentiva seus clientes a “completar o visual” utilizando muito bem essa estratégia em seu checkout, ajudando a aumentar o ticket médio da loja em 6,5%.
4. Páginas de categoria
As páginas de categoria exibem todos os produtos relacionados a uma seção da loja, permitindo que os visitantes encontrem com mais facilidade os itens que desejam. Assim, uma estratégia bastante assertiva para aplicar nesse tipo de página é a recomendação de produtos “Mais populares na categoria”. Isso desperta a curiosidade, incentiva o potencial cliente a visualizar os itens recomendados e aumenta as chances de conversão.
5. Pesquisa
A maioria dos clientes visita lojas online com um produto específico já em mente, utilizando o campo de pesquisa com bastante frequência. Você pode sugerir produtos no momento em que esses visitantes pesquisam por algum item em seu site, exibindo no resultado de pesquisa produtos semelhantes para oferecer mais opções ao que procuram.
Na loja online da Pura Vida Bracelets, por exemplo, as recomendações relacionadas à pesquisa são exibidas na parte superior da página, mostrando o que outros visitantes visualizaram ao pesquisar termos semelhantes, resultando em uma taxa de conversão de 10%.
As recomendações de produtos são uma poderosa estratégia para proporcionar uma melhor experiência de compra aos seus potenciais clientes e impulsionar as vendas online. Os grandes varejistas estão constantemente em busca de novas maneiras de personalizar essas recomendações, cabendo a você avaliar as estratégias mais assertivas para o seu negócio e aplicá-las em sua loja.
Esperamos que este conteúdo tenha mostrado insights sobre as melhores práticas de recomendações de produtos e que possa te ajudar de alguma maneira a maximizar os seus resultados.